Identificação da Unidade Escolar

• Rua João Marquesi, 20 - Jardim Hedy
  • Tel: 3818.5115 e 3818.5100
  • Diretoria de Ensino - Região de Mogi Mirim

Escola Estadual "Jardim Hedy"

A Escola Estadual "Jardim Hedy" foi criada pelo Decreto n°46.093, DOE de 13/09/01 como desmembramento da Escola Estadual "Profa Guilhermina Lopes Rodrigues" qua na época atendia os alunos de 1a a 8a série do Ensino Fundamental, que até então frequentavam a mesma unidade escolar. O desmembramento ocorreu dentro da política de reorganização das escolas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Em 2002 a Escola Estadual "Jardim Hedy" dividia o mesmo prédio prara atender os alunos de 1a a 4a série da Escola Estadual "Profa Guilhermina Lopes Rodrigues", isso até setembro daquele ano, pois a mesma se encontrava em reforma. Nesse período a escola contava com 6 classes de 1a a 4a série, funcionando junto com 15 classes de 5a a 8a série, por esse motivo tornou-se necessario 4 turnos de funcionamento durante os sete priemiros meses do ano de 2002.

No terceiro ano de funcionamento, ano de 2004 foi implantado o Ensino Médio, iniciado com duas classes. Neste mesmo ano, em publicação do DOE de 21/05/04, Lei 11.699 a escola que até então recebia o nome do bairro, passou a denominar-se Escola Estadual  "Prof° Nelson Girard". O prédio esta situado a Rua João Marquesi n° 20, no bairro Jardim Hedy, a topografia do terreno onde a escola esta construida favorece uma visão ampla da nossa cidade, contemplando a sua beleza urbana.

Sala do Acessa Escola na E.E. Prof. "Nelson Girard"

Quem foi Nelson Girard?

Nelson Girard, nasceu na cidade de São João da Boa Vista em 1° de Julho de 1934, sendo filho do italiano Senhor César Girard e da Senhora Luísa Miachon Girard. Bacharelando-se pela Faculdade Católica de Direito de Santos, veio resisdir em Mogi Guaçu em 1967, iniciando aqui a carreira causística. Formado ainda, em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé, onde veio fazer Pós Graduação e, posteriormente licencio-se em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras "Plínio A. Amaral" em Amparo. Exerceu o magisterio nas cidades de Mogi Guaçu e Estica Gerbi, lecionado Geografia e Organizaçõa Social e Política do Brasil.

Na tradicional instituição de ensino da Região, Fundação Educacional Guaçuana - FEG, lecionou por vinte e dois anos Geografia e Noções de Direito nos cursos profissionalizantes. Nessa mesma instituição educacional (FEG) foi membro do Conselhos Deliberativo, Membro da OAB de 1968 a 1993, atuou também como advogado do Sindicato dos Trabalhadores das Industrias Cerâmicas de Mogi Guaçu. O professor Nelson Girard foi casado com a professora Nanci Bueno Legaspe Girard, com quem teve uma filha de nome Regina Célia. Educador consciente da importancia social do seu trabalho foi um exemplo de vida a ser seguido pela juventude que teve a felicidade de tê-lo como mestre. O professor Nelson Girard logrou projeção execepcional pelo exercício da convivência sincera, pela vocação pedagógica e pela didática natural que sabia imprimir com extrema paciência e arte. Assim, a denominação da unidade escolar é uma homenagem ao professor Nelson Girard que muito contribuiu par o bem estar da população de Mogi Guaçu